quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Impressionismos e surrealismos de Birmingham IV

1. Estou eu parada no corredor do hostel, a pensar se caio de sono para o lado direito ou para o esquerdo, quando sai um rapaz dum quarto, olha para mim, ri-se e diz: “I won’t ask.”
2. Comer uma sandes de mincemeat para pequeno-almoço é dose, mas tu precisas dos frutos secos! Vais passar o dia a andar do lado para o outro, precisas de alimento, mesmo que isso signifique sandes de mincemeat. Tu precisas! É só engolir muito pão para disfarçar o doce. Vá, tu consegues!
3. COMO o hostel oferece pequeno-almoço???
4. E agora é que avisam?? *olha em redor* Onde é que está uma casa de banho para eu vomitar?
5. Chá, café, leite, sumo de laranja, pão (para torradas ou para sandes), manteiga, compotas de VÁRIOS sabores, tulicreme, manteiga de amendoim com E sem pedaços, passas, VÁRIOS tipos de bolachas e fruta (bananas e laranjas). E pode-se repetir!?
6. Se eu soubesse não tinha gasto tanto dinheiro no Tesco. Comia à grande de manhã e mantinha-me só com comida desviada e um pacote de bolachas o resto do dia.
7. Sónia Willy Wonka Tigre? Não, é mesmo só a Friederike & a Fábrica de Chocolate.
8. Olha mini-guias da cidade. Deixa ver o normal e o alternativo.
9. Primeira sugestão dum guia: “Eat in the cemetery!”
10. As sugestões (guia normal):
Bullring (centro comercial),
Bullring Markets (não, não me enganei, são mesmo duas coisas diferentes),
Jewellery Quarter, (bairro de ourivesarias, duh!)
Arcadian Centre (mais lojas) e canais,
Mailbox (centro comercial),
Pallasades (centro comercial),
Pavilion (centro comercial),
City Plaza (centro comercial).
11. O que é que sobra?
Birmingham Museum & Art Gallery,
Victoria Square,
a fábrica da Cadbury,
St. Philip’s Cathedral (a dos piqueniques no cemitério)
e o Jardim Botânico.
WOW! Tanta coisa para ver na segunda maior cidade de Inglaterra: um museu, uma praça (ao lado do museu), uma fábrica, uma igreja e um jardim!
12. Ah! E os estúdios da BBC (que é coisa que eu já tenho em Belfast).
13. Tentemos o guia alternativo. Repete pelo menos metade das outras sugestões mas apresenta quatro diferentes:
Minories Shopping Centre (centro comercial de lojas de caridade),
Ikon Gallery (galeria de arte),
Custard Factory (misto de lojas, escritórios e centro artístico),
Vintage shops (mais lojas)
E Broad Street (por causa dos bares). WOW.
14. Changing rooms (literaly)
15. E eis que a vista melhorou! Quer dizer, mais ou menos. Se só olharmos para o chão.
16. Pode ser grande mas quantidade definitivamente não é sinónimo de variedade ou qualidade.
17. Choques culturais: quando o meu conceito de vestido não inclui algo como dois lenços ultra transparentes cosidos um ao outro e que nem chegam tecnicamente a cobrir o cu a um daqueles torsos de plástico sem costas.
18. Droga, vou ter que fazer corta-mato pelo Bullring para não ter de dar a volta toda. Hmm, acho que vou já por esta porta que é mais perto. Mas porque é que está toda a gente a assinar papéis ao entrar? Será que também tenho que assinar? Que estranho. Não me apetece nada dar os meus dados agora. Não quero saber, se ninguém me vier impedir, eu entro já por aqui, sem assinar nada.
19. Er, porque é que eu estou num balneário? Não sabia que havia um ginásio aqui.
20. Oh não, entrei pela porta dos empregados.
21. Será que eu não acerto UMA porta estas férias???
22. M&M’s cushions
23. Olha o Patman Post! (Este é meu segundo erro mais recorrente e que me persegue há meses; o primeiro, que durou anos, é o famoso: amigos, amigos, negócios à tarde.)
24. Oooooh! Um touro em ponto de rebuçado.
25. *gasps* marcadores de livros! Foge da tentação!!!
26. *♪ pan para, para pan ♪* Oh não, SPECIALS! NÃO! Mas quem é que põe Ska num centro comercial?? Sempre que tenho que comprar alguma coisa tá a dar parolada pop nas lojas e no dia em que não preciso de estar num shopping, começa a dar música fixe?! E logo uma música que eu adoro!? Porquê??
27. ♪ Stop your messing around/ Better think of your future ♪
28. Bolas, eu rendo-me. Mas é só até ao fim da música.
29. Canta enquanto dança “discretamente” no meio da loja ♪ Rudy, a message to you/ Rudy ♪
30. *gasp* Esqueci-me de trazer Specials! Vai ser um longo mês...
31. Bolas, se eu oiço mais alguém buzinar... Belfast é capital e ninguém anda a guiar desta forma estúpida pela cidade. Vejam se aprendem a ter maneiras! E dizem-se os britânicos mais educados que os selvagens da colónia, ou da Província, como chamam à Irlanda do Norte. Tenham vergonha na cara.
32. “I know exactly how to make you happy.” - não, não era engate, era um budista a tentar converter-me no meio da rua
33. Outra vez em busca do Natwest perdido
34. Mais brasileiros
35. Andar ao sabor do vento
36. ♪ Rudy, a message to you/ Rudy ♪
37. Portugueses?!
38. Que edifício tão bonito! É uma biblioteca?! Mas porque é que não está assinalada no mapa?
39. Ah! O meu primeiro canal da cidade!
40. Pffffffff. Cheira mal! Parece um esgoto a céu aberto. Credo!
41. Um parque cheio de gente a almoçar. Deixa-me adivinhar: é um cemitério. Bingo!
42. *bocejo* É oficial. Os habitantes irritam-me mas a cidade aborrece-me de morte.
43. Vamos lá ao famoso Jewellery Quarter, pode ser que seja mais interessante do que parece.
44. Não.
45. Não percebo nada deste mapa. Aliás, eu não percebo é nada dos sinais de trânsito.
46. Droga! Não sei onde pus a caneta do Argos. Lá estou eu outra vez sem forma de apontar nada.
47. Oh meu deus, se eu vejo mais uma rua com ourivesaria porta sim, porta sim, dou um tiro na cabeça! Mas quem é que acha piada e tem paciência para ver dezenas de ourivesarias seguidas? Quem? E quem foi o génio que teve a brilhante ideia de juntar todas as joalharias num bairro???
48. Aquilo é uma gráfica? Mas a funcionar no edifício de entrada dum cemitério?! Ai, tão góthiko.
49. Porque é que isto não está assinalado no mapa? É que nem sequer puseram uma mancha verde a indicar o local.
50. Wow, não há gente a jogar cartas aqui? Deve ser por não estar no mapa.
51. Tão linda! Se eu fôr enterrada (e não cremada como prefiro), quero que a minha campa seja assim.
52. Um polícia simpático que espontaneamente vem dar informações! Afinal há esperança.
53. As catacumbas
54. Afinal nem este cemitério escapa aos piqueniqueiros
55. Droga, agora não trouxe as pilhas sobresselentes. Pronto, não há mais fotos.
56. Onde é que está o meu casaco? *volta para trás pelo mesmo caminho percorrido antes até encontrar casaco caído no chão, suspira, apanha-o e quando se volta repara no idiota que está sentado a 5 metros do local a observar tudo, exactamente como estava quando o casaco caiu ao chão*
57. *furiosa* Nem 10 Birminghams no seu melhor fazem 1 Belfast no seu pior dos Troubles. Esta terra pode ser a segunda maior do Reino Unido com três vezes o tamanho de Lisboa mas para mim vai ser sempre uma terra de labregos com carros bons e um bairro de joalharias. Eu só quero sair daqui.
58. Ah! A zona dos canais todos. Ok, tem alguma piada.
59. Procurar a rejeitada
60. Outro jardim não assinalado no mapa??
61. Não está ninguém a comer, não deve ser cemitério. Nop, é o Peace Gardens.
62. Qual é o interesse de promover um jardim em honra da paz? Nenhum, pois está claro. As referências “culturais” da cidade são os shoppings. Agora paz?! O que é isso?
63. Belo sítio para uma discussão de casal
64. É inacreditável! Mensagens de paz de uma séria de países, instituições e religiões e a de Birmingham tinha que ser a única que termina com uma frase de guerra! É impressionante!
65. “Oh the university? It’s quite far! You’ll have to walk at least 15 minutes.” “That’s ok, I’ve done more than that today already.” “Have you really?” “Yeah”- mostro no mapa a volta que dei – “All this.” “REALLY?? Are you serious????”
66. Isto foi rápido. Mas também, o que são 15 confortáveis minutos comparados com 4km de 13kgs às costas com sono, fome e sede?
67. A universidade
68. Yes! Água! *splash* Er, ver pelo lado positivo: pelo menos fiquei com as pernas fresquinhas! E o queixo e os braços e o peito e os pés... *suspiro de quem ainda tem sede e contempla uma poça de água no chão* A expressão ir com muita sede ao pote ocorre-me.
69. Ai. Só espero que não me obriguem a limpar o chão (se bem que alguém ainda pode cair aqui). *boomp* Não fui eu!
70. Jardim Botânico
71. Quanto pela entrada? Oh meus amigos, por esse dinheiro como eu um banquete num cemitério!
72. Claro, tinha que andar demais.
73. Hippodrome
74. Olha uma caneta no chão. Quando se fecha uma porta, abre-se sempre uma janela.
75. ♪ Rudy, a message to you/ Rudy ♪
76. Aha! Já percebi porque é que a Biblioteca Central está assinalada no mapa: funciona por cima dum centro comercial.
77. Ida ao mercado
78. Encontro feliz numa paragem de autocarro
79. Uma tablete de chocolate de presente da ♥ Friederike ♥. Eu estou tão emocionada.
80. “You’re going to Stratford? DON’T stay in the hostel!!!!”
81. começar a chuviscar
82. Dádiva de flyers
83. COMO não há net?
84. Pôr pilhas a carregar
85. Trovoada por mais de 3 horas = aparelhos eléctricos desligados
86. Duas pessoas, cada uma com dois cursos superiores, a comparar três mapas da mesma zona de Birmingham e nem assim conseguimos encontrar a galeria de arte.
87. Debate: será justo pessoas de idade ocuparem youth hostels?
88. The dutch lady
89. O espectro da australiana
90. Guia divertido da Escócia
91. Inacreditável, numa cidade com esta dimensão e a única área que este guia internacional aponta como a evitar por causa da criminalidade é: Digbeth (a zona do hostel).
92. American Dad com pipocas
93. Rocky Horror Picture Show
94. É incrível como eu reconheço um filme que nunca vi mas de que só ouvi falar, logo aos primeiros segundos
95. E pensar que “A Última Caminhada” nem é o pior desempenho da Susan Sarandon como actriz, só é o mais irritante.
96. ♪ Touch-a touch-a touch-a touch me ♪ *Susan Sarandon e Empregado do hostel em coro*
97. Trocar contactos
98. Roncaria da ala idosa a noite toda

3 comentários:

Anónimo disse...

ROCKY HORROR! AAAAAHHHHHHHHH!
"I'm a sweet transvestyte - from transexual Transylvaniaaaaaaaaa!"
LOL Não acertas uma única porta, está visto. :P Como é que consegues viver sem mim, amor? <3
Mas não percebo uma coisa («uma»... Pfff, eu sou tão engraçada!), se até os cemitérios são considerados área de piquenique, porque não os parques? E porque não tê-los no mapa, ao menos?
LOLLOL Uau! 15min inteirinhos a andar? Tanto?! Essa gente não anda a pé, pois não? E Burntheham é tão plana como Belfast?
E no comments quanto à "roupa". Eu até devia pôr mais aspas, não? """""Roupa"""""... That's a laugh!

STigre disse...

BurnTheMaps não é plana como Belfast, não. Não é tão má como Coimbra mas definitivamente não é planinha como Belfast.

E tu estás a perguntar-me sobre a lógica dos promotores de turismo brummies? Tu leste bem o que eles consideram atracções da cidade?
O mapa do Flower Trail é o melhor e só esteve disponível em Julho por causa da iniciativa estar a decorrer. Se fores a BurnTheMaps em Novembro passas-te com a falta de informação pertinente. E o mapa mostra as catacumbas e os Peace Gardens da mesma forma como mostra onde é a Marks&Spencer, a House of Fraser, a Debenhams e boa parte dos centros comerciais da cidade. E tirando o Mailbox e o Bullring, essas lojas e shoppings NÃO fazem parte do percurso traçado e que eu saiba, ou melhor, PARA MIM, não são pontos de interesse turístico. Portanto, o que é que estão lá a fazer? Não sei... A lógica brummie é um mistério para mim.

Para eu ser verdadeiramente honesta, eu não odiei a cidade mas a forma como a cidade se apresenta e é promovida e a forma como a maioria das pessoas se comporta. Adorei o museu e as galerias, gostei dos canais e de alguns edifícios antigos e de outros modernos mas tudo o resto é simplesmente intragável e deu-me a volta ao estômago. Eu espero sinceramente não ter de lá voltar tão cedo.
(Se bem que volto lá em Setembro para apanhar ligação para Portugal mas não faço tensões de sair do aeroporto.)

STigre disse...

E BurnTheMaps deixa-me tão tensa que até troco as letras.
*Eu não tenções de sair do aeroporto