sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Milltown Cemetery Massacre

Isto é um pequeno excerto do texto explicativo que acompanha o segundo vídeo no youtube:


"On March 7th 1988 the brit forces (SAS) shot dead 3 suspected IRA members as they walked towards the Spanish border - a crime that was later deemed 'legal' by british courts due to a 'shoot on sight' policy implemented by the british government.


During the funeral proceedings loyalist criminal michael stone was allowed through by the brit security forces surrounding the ceremony and lobbed hand grenades and fired off automatic weapons at the families of the deceased - including many women and children."






O primeiro vídeo sobre o Massacre no cemitério de Milltown é um vídeo real com som real. Pode-se ver como as pessoas são apanhadas desprevenidas e as suas reacções.



E quase arrepiante ver tão claramente o loyalist Michael Stone a atirar as granadas para a multidão e as pessoas a correrem atrás dele para o deter, em vez de fugirem para ficarem em segurança. A Andreia acha que a raiva neste caso superou o instinto de sobrevivência. Eu sou mais romântica e acho que este povo é muito corajoso e não aceita mais abusos.





O segundo vídeo tem uma pequena introdução (apenas umas imagens) sobre os 3 ( Daniel McCann, Seán Savage e Mairéad Farrell) que morreram em Gibraltar e que estavam a ser enterrados no momento do massacre. Depois tem imagens semelhantes ao do primeiro vídeo mas termina com imagens da fuga e posterior captura de Stone. Pode-se ver como os católicos cercam o carro de Stone (que note-se está armado) e arrancam-no de lá de dentro, dando-lhe de seguida, um excerto de porrada tão grande que lhe deixou sequelas até hoje. Felizmente esta parte é composta só por fotografias. Michael Stone ainda chegou a ser colocado num carro para ser levado para outro local para ser executado pelo IRA mas a RUC (Royal Ulster Constabulary) interceptou o carro e levou-o para o hospital.

As últimas imagens são bastante confusas e ainda estou a tentar perceber se se referem realmente à captura do Maichael Stone ou se se trata de um outro incidente que ocorreu na sequência do Massacre de Milltown.
(Quando tiver certezas sobre isto, posto ou deixo comentário.)





Balanço final do massacre: 3 mortos (!?) e mais de 60 feridos.





Michael Stone foi condenado a 682 anos de prisão mas foi libertado em 1998, devido ao Good Friday Agreement (que impunha que todos os presos, de ambos os lados, relacionados com questões políticas, fossem libertados). Em Novembro de 2006, tentou entrar em Stormont armado e com explosivos e foi detido pela segurança no local. Actualmente, está preso.





Mais sobre o massacre em:


http://en.wikipedia.org/wiki/Milltown_Cemetery_attack

Sem comentários: